segunda-feira, maio 15, 2006

Postura e coisas muito importantes

Antes de tudo, quanto ao filme Código da Vinci, ver aqui a postura católica. Muito, mas muito importante é entender qual é a base da sociedade moderna e porque a Igreja se opõe à cosmovisão da modernidade, que é contra Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para um estudo dos problemas atuais, aconselho vivamente ver essa recomendação, com a pequena análise lá presente, do site Montfort (para ler as Encíclicas é preciso já ter uma noção de filosofia e teologia): Orientação para estudo da Doutrina Católica:


Os principais documentos que lhe recomendo ler contra o liberalismo são:

1) a encíclica Mirari Vos de Gregório XVI, condenando os erros do liberalismo católico e do tradicionalismo do Padre Felicité de Lammenais, de Montalembert e de
Lacordaire.

2) a Encíclica Quanta Cura e o Syllabus de Pio IX.

3) a Encíclica Libertas Paestantissima e a Humanum Genus de Leão XIII. A Humanum Genus condena a ação da Maçonaria, que fez a Revolução Francesa e o Liberalismo.

4) a Carta Apostólica Notre Charge Apostolique de São Pio X contra os erros do Sillon. Este documento papal é muito importante, porque os erros do Sillon triunfaram com a chamada Democracia cristã, e constituem o liberalismo e o Modernismo na política atual.

5) a encíclica de Leão XIII contra o Americanismo, intitulada Testem Benevolentiae (Há um trabalho sobre Uma velha heresia perfeitamente atual: o Americanismo) a encíclica Mortalium Animos de Pio XI contra o liberalismo religioso expresso no ecumenismo modernista.

7) Evidentemente deveria ser estudada a encíclica Pascendi de São Pio X contra o Modernismo, que triunfou no Vaticano II.Várias dessa encíclicas você encontrará no site Montfort. Haveria muitos outros documentos papais a estudar como a Immortale Dei de Leão XIII e todos os documentos papais que tenham algum laço com o liberalismo.